Percurso Histórico do Projeto

Em Setembro de 2013 o SEBRAE e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba se uniram com o objetivo de integrar as diversas áreas do design no âmbito educacional, profissional e empresarial, realizando o Experimenta Design.  A troca de conhecimento e experiências ocorreu por meio de oficinas, palestras, workshops, mesas redondas, desfiles, bazar, ações de integração e intervenções. Dentre os diversos participantes e parceiros esteve presente como palestrante o estilista Ronaldo Fraga, que anteriormente já tinha desenvolvido consultoria exitosa para o SEBRAE-PB.

Fotos - Arquivo Experimenta
Fotos – Arquivo Experimenta

Paralelamente ao Experimenta Design estava acontecendo o planejamento da Feira do Empreendedor. Na oportunidade aconteceu uma reunião entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, o SEBRAE, através da coordenadora da Feira do Empreendedor e da coordenadora do Projeto Território da Cidadania Zona da Mata Sul, o IFPB, além de outros parceiros, na Estação Ciência Cabo Branco, com vistas ao desenvolvimento da área do entorno do local da Feira.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através do Programa João Pessoa Artesã –  JPA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB, através o projeto PRONATEC- Mulheres Mil, prontamente abraçaram a ideia do fortalecimento do empreendedorismo local.

Parcerias fortalecidas e aproveitando a presença do renomado designer de moda surgiu a ideia de trabalhar com as mulheres do entorno da Estação Ciências na produção de uma coleção, desenhada especialmente para elas confeccionarem, metodologia essa já usada com sucesso pelo designer em outras regiões com fragilidade social do País, como o caso da experiência no Rio São Francisco.

O resultado é que em julho de 2014, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através do Programa João Pessoa Artesã –  JPA, o projeto Mulheres Mil, gerenciado pelo Instituto Federal de Tecnologia da Paraíba e o SEBRAE trabalharam em parceria para a formação e qualificação das mulheres da comunidade da Praia da Penha,  sendo desenvolvido projeto semelhante ao do estilista, usando a mesma  metodologia e com a sua supervisão.

O projeto teve um caráter inovador e revolucionário por oportunizar além da capacitação, profissionalização e geração de renda, sua metodologia atuou a partir do aprendizado e da história de vida das participantes, construindo seu conhecimento com base no seu cotidiano, já que nessa comunidade, a base da sobrevivência é a pesca e as turmas iniciais foram compostas em sua maioria por mulheres de pescadores, para a confecção de artefatos à partir da escama de peixe.

A educação, a cidadania e, consequentemente, a geração de renda são os fatores primordiais numa rede de ações para geração de resultados. As famílias, e não somente as mulheres, encontraram nesse projeto. realizado em conjunto por três Instituições preocupadas com o desenvolvimento local sustentável, uma forma de ingressar no mercado de trabalho, um estímulo para o empoderamento,crescimento pessoal,melhora  da auto estima e para ascensão social e financeira.

A primeira etapa do Projeto foi concluída com êxito. Quarenta e cinco mulheres foram capacitadas pelo PRONATEC- Mulheres Mil –IFPB.

Dando continuidade à parceria a Prefeitura Municipal de João Pessoa assumiu a segunda etapa do projeto e realizou na Estação das Artes  uma oficina de produção e nivelamento sobre a iconografia da comunidade.

O SEBRAE por sua vez viabilizou a contratação do designer Ronaldo Fraga, com vistas a promover a identidade e melhoria do material por elas confeccionados, para que pudessem  ser competitivos e  comercializáveis.

Fotos - Adom Vieira
Fotos – Adom Vieira

Duas oficinas foram realizadas e durante as mesmas  as artesãs desenvolveram uma coleção que foi inteiramente desenhada pelo Designer, especialmente pra elas e que desfilou no maior Evento de moda do país, o São Paulo FASHION WEEK. As artesãs estiveram presentes,  juntamente com toda equipe técnica do projeto.

O evento  proporcionou uma enorme visibilidade ao Projeto, além de introduzir essas artesãs no mercado da moda, pelas mãos de um grande e conceituado nome desse cenário.

Sereinas no SPFW mont 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s